A IDÉIA DE EVANGELIZAR TE APAVORA? VEJA ALGUMAS DICAS:

 

A IDÉIA DE EVANGELIZAR TE APAVORA?

VEJA ALGUMAS DICAS:

 

Uma coisa comum à maioria dos crentes é o constrangimento com a ideia de evangelizar. O crente se sente desconfortável ao evangelizar e o descrente se sente importunado pelo testemunho dos cristãos. É uma situação embaraçosa para a maioria. Mas não precisa ser assim. O evangelismo não precisa ser uma importunação. Uma maneira prática de evangelizar é aproveitar uma necessidade como isca ou ponto de partida. A Palavra de Deus possui uma história ou um princípio que se aplica a qualquer necessidade humana. As necessidades imediatas são uma oportunidade para levarmos a pessoa a ter um encontro pessoal com o Senhor. Quem está necessitado busca apenas ser suprido com aquela bênção e ficamos tentados a nos restringir a apenas abençoá-lo. Todavia, não podemos supor que alguém que foi abençoado seja também salvo. Nem podemos atender às necessidades imediatas da pessoa e ignorar a sua necessidade de salvação. Evangelizar pela necessidade envolve expor claramente o que a Palavra de Deus promete sobre aquela situação ou problema e explicar como a pessoa pode cumprir as condições para que aquela promessa se torne realidade em sua vida.

1 – Conecte a necessidade comum com a de salvação. Evangelizar não é dar às pessoas o que elas não têm o direito de receber: Para que elas desfrutem da herança, elas devem primeiro se tornar filhas de Deus. Assim, podemos seguir um modelo simples de sete passos para expor-lhes o evangelho.

a) Deixe a pessoa desabafar ou falar da sua necessidade. Uma vez que a pessoa próxima a você resolver expor uma necessidade ou problema, você não deve interrompê-la. Deixa-a falar livremente. Faça apenas perguntas que possam ajudar a pessoa a se abrir.

b) Dê esperança. Uma vez que ela se abriu, conte-lhe a história de outros em situação semelhante que receberam a bênção de Deus. Mostre-lhe que se as situações são semelhantes, então o resultado poderá ser o mesmo.

c) Analise o problema da pessoa pela Palavra de Deus. Procure um princípio ou uma história bíblica que se aplica ao problema.

d) Exponha as condições bíblicas. A bênção de Deus depende de um relacionamento correto com Deus, ou seja, de ser um filho de Deus. Mostre à pessoa que, para receber a bênção, ela necessita primeiro receber a Jesus como seu Salvador e nascer de novo.

e) Faça uma conexão evangelística. A maior parte dos problemas resulta de uma vida longe de Deus. Mostre que o maior problema é a separação de Deus. Na verdade, o pecado está na raiz de quase todos os nossos problemas.

f) Trace um caminho para Deus. Uma vez que a pessoa compreendeu as condições para a bênção, faça o apelo para a salvação e a oração de arrependimento.

g) Mostre o pior cenário. Se houver uma resistência para receber o evangelho, conscientize a pessoa de que a situação pode se tornar ainda pior, caso ela rejeite o Senhor.

Exemplos práticos: Listamos abaixo uma relação de necessidades e uma breve explanação de como o crente pode compartilhar o evangelho sem fazer exigências antibíblicas ou promessas falsas.

a) Problemas de moradia (Dt 28.1-11). Jesus nos ensinou a não nos preocuparmos com as coisas materiais (Mt 6.25-34). Se você for Seu filho, Ele promete dar direção e suprimento. Ele certamente lhe dará direção, mas para isso você precisa ouvir o seu Espírito. Jesus disse que, se você buscar em primeiro lugar o reino de Deus, essas coisas lhe serão acrescentadas (Mt 6.33).Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como buscar o reino de Deus?"

b) Enfermidade (Is 53.4-5; Sl 34.10). Haverá o dia em que toda enfermidade será eliminada (Ap 21.4). A enfermidade hoje é consequência da queda do homem (Gn 3). O Senhor tem poder para curar toda enfermidade. Ele levou na cruz todas as enfermidades daqueles que confiam nele (Is 53.4-5). Logo, a cura está disponível na cruz.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como se apropriar do que o Senhor fez na cruz?"

c) Paciente terminal e medo da morte (Is 38.1-8). É normal sentirmos temor diante da morte. O próprio Senhor sentiu angústia diante da morte. A morte, porém, é a única certeza de todo homem. Você, porém, tem o privilégio de saber o tempo da sua morte. Houve um homem na Bíblia que também soube do dia da sua morte (Is 38.1-8). O Senhor mandou que ele colocasse em ordem a sua casa antes de partir. Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como colocar sua casa em ordem diante do Deus?"

d) Necessidade financeira (Mt 6.25-34; Sl 34.10). Existem muitas causas para problemas financeiros como injustiça, exploração ou até mesmo má administração (Mt 25.14-20). Mas a maior parte dos problemas é resultado de maldição (Ml 3.8). O Senhor prometeu suprir todas as necessidades dos seus filhos (Mt 6.25-34). Logo, se estamos em Cristo, todas as nossas necessidades são supridas (Fl 4.19).Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como se livrar da maldição nas finanças?"

e) Perigo de vida (1Sm 30.6; Sl 91, Sl 17). Deus prometeu proteção para aqueles que se apegam a Ele com amor e confessam que confiam nele (Sl 91). Davi sofreu muitas ameaças de morte, mas ele se fortaleceu buscando o Senhor (1Sm 30.6). Todos nós iremos morrer algum dia. A única segurança que podemos ter é estar nas mãos de Deus.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como obter a proteção de Deus e sentir esse tipo de segurança?"

f) Medo do futuro (Jr 29.11; Mt 6.25-34; Is 64.4). Os planos de Deus são perfeitos e Ele deseja coisas boas para nós. Não precisamos conhecer o futuro, precisamos apenas conhecer Aquele que conhece o futuro (Mt 6.25-34).Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como sentir segurança sobre o futuro?"

g) Solidão (Sl 68.6; Jó 19.13-26). Jó era um homem realmente bom. Ainda assim, ele sofreu muito por causa de sua solidão (Jó 19.13-26). Mas isso o fez clamar a Deus. Ele sabia que o Senhor era a solução. Quando estamos sós, tudo o que desejamos é um amigo. Você sabia que Jesus disse certa vez que nós podemos ser seu amigo? (Jo 15.15.)Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como ter paz com Deus e com as pessoas ao seu derredor?"

h) Conflitos de relacionamentos (Gn 4.1-11). Quando não temos comunhão com Deus, não conseguimos ter paz verdadeira com ninguém mais. Abraão teve um conflito com seu sobrinho e ele só pôde resolvê-lo porque confiava em Deus e foi até chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Ele chegou mesmo a abrir mão de seus direitos porque era um pacificador (Mt 5.9).Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como ter paz com Deus e com as pessoas ao seu derredor?"

i) Problemas conjugais (Mt 7.24). Deus estabeleceu um padrão para a vida familiar que deve ser seguido a fim de se ter harmonia em casa (Ef 5.28-32). Quando este padrão é violado, os conflitos se levantam. E Jesus disse que algumas casas caem porque não possuem um alicerce na rocha.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como edificar a sua casa sobre a rocha e ter harmonia em sua casa?"

j) Auto-estima baixa (Lc 15.21). O filho pródigo sentiu que era totalmente inútil e sem valor (Lc 15.21). Ele sentiu-se assim porque tinha abandonado sua casa. Mas, quando o relacionamento com seu pai foi restaurado os outros até tiveram inveja dele. Para se sentir bem consigo mesmo, primeiro você deve se sentir mal por causa de sua distância de Deus.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de conhecer a sua condição diante de Deus e receber a sua aprovação?"

l) Medo do fracasso (Sl 139). Deus sabe de tudo sobre você (Sl 139). Ele poderia dar-lhe direção sobre as aptidões, talentos e o que é melhor para você. Mas você somente pode obter estas informações se você tiver comunhão com Ele.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como restaurar sua comunhão com Deus e saber os planos dele para a sua vida?"

m) Problemas com o chefe no trabalho (1Sm 18.11-14). Davi estava debaixo de estresse por causa da inveja do seu chefe (1Sm 18.11). Davi só conseguiu superar esse problema porque o Senhor era com ele. Sempre teremos tensões, mas podemos receber poder de Deus para vencê-las. Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como receber poder para vencer todo estresse?"

n) Perda de um filho (Jo 15.26). Há momentos como esse em nossas vidas nos quais as palavras humanas não são suficientes para nos consolar. Jesus disse que Ele nos enviaria um consolador que habitaria em nós e nos daria a paz de Deus no meio da angústia (Jo 15.26). Esse consolador é o Espírito Santo.Questionamento evangelístico: "Você gostaria de saber como receber esse consolador dentro do seu coração?"

o) Falta de significado (Is 48.17-18). Para cada coisa que existe, há um propósito. E o propósito sempre é determinado pelo fabricante. Deus é o nosso criador. Ele é o único que pode revelar o significado e propósito para a sua vida (Is 48.18-18).Questionamento evangelístico: "Você gostaria de conhecer o propósito de Deus para sua vida?"

Fonte: lagoinha.com

É claro que são orientações e você não precissa "engessar" tudo isso. Seja natural e permita o Espírito de Deus usar a sua vida como canal de bençãos. Deus te abençoe!