Papel dos Pais

 

 

ACOMPANHAMENTO:

É indispensável que como pais vocês acompanhem a vida de seus filhos nesta faixa etária, em especial nas áreas: Educacional, Espiritual, Emocional, Saúde.

DISCIPLINA:

Pecamos muitas vezes pelo excesso ou pela escassez. A maioria dos problemas que temos de rebeldia, bagunça em acampamentos e irreverência nos cultos, a raiz está em casa, é questão EDUCACIONAL e não espiritual.

ORIENTAÇÃO SEXUAL:

As conversas francas e honestas dos dois sobre este tema precisam ser de forma direta e natural nesta fase da vida. Esteja atento a questões de homossexualidade nesta fase. Os adolescentes estão clamando por limites e muitos pais estão negligentes nesta parte, pensando que estão ajudando.

LIMITES:

EXEMPLO:

É fundamental a coerência e o exemplo vindo dos pais para com os adolescentes.

SABEDORIA NO TRATO:

Ninguém nasce sabendo lidar com adolescentes, é muito difícil, precisa ser aprendido com leituras e tempo.

CARINHO:

Em sua maioria, os adolescentes são carentes, cheios de medos e preconceitos. 20% são depressivos e inseguros. Precisam de abraços, beijos, colo, apoio e muito carinho. Pela insegurança, precisam de apoio e palavras de encorajamento. E a posição dos pais é fundamental com palavras de AFIRMAÇÃO e ALTRUÍSMO.

ENCORAJAMENTO:

NORTEAR:

Apontar caminhos, dar norte. Eles estão numa fase com muitas dúvidas, inseguros e confusos sua posição de líder precisa nortear o caminho dos filhos.

TAREFAS:

A ociosidade é e pode ser a raiz de muitos males como drogas, depressão, furtos, pornografia. A ocupação é fundamental nesta fase da vida. Dê tarefas de lazer, esporte e trabalho.

EXORTAÇÃO:

Você é a pessoa de Deus mais próxima na vida de seu filho. Pastoreie, não deixe esta tarefa somente para a igreja, seja presente e exorte na Palavra seu filho.

Oriente sobre questões de dons, habilidades, chamada, igreja, ministério, oração, jejum, mal, carne, diabo. Pais pastoreiem seus filhos no Senhor!

SENSIBILIDADE:

Esteja muito atento às mudanças mentais e físicas dos seus filhos nesta fase, isto gera muitas reações comportamentais e emocionais que podem afetar tremendamente a vida deles. Esteja perto e sensível a estes momentos.

https://adolescentesevangelicos.wordpress.com/2009/04/27/papel-dos-pais/