5 VIRTUDES DO JOVEM CRISTÃO

 


Será que o Mestre Jesus aprova as obras, os pensamentos e as palavras de nossos jovens? Com certeza, Ele sabe que ser jovem nos dias de hoje não é algo tão simples! Ser um jovem cristão é ainda mais complicado! Agradecemos a Deus por nos dar um modelo de vida exemplar a seguir! Ele é encontrado quando estudamos a Bíblia, um manual de boa conduta e guia para o sucesso!
 
 
 
Querido jovem, quer saber se o seu comportamento é agradável aos olhos do Pai? Através das Santas Escrituras, traçamos, então, algumas características que formam o perfil do jovem vencedor - aquele que agrada Deus! Mesmo em meio às densas trevas do pecado, o jovem cristão brilha, pois:

 

1. SEGUE A JESUS DE PERTO E TEM INTIMIDADE COM ELE (Lc 9:23)
Prontamente, sem reclamações ou desculpas, Pedro, André, Tiago e João largaram seus barcos, deixaram de apanhar peixes, para tornarem-se pescadores de homens (Mt 4:18-22)! Não se embaraçaram com os negócios desta vida, mas quando ouviram Jesus lhes chamar: “Vinde após mim...”, eles O seguiram imediatamente. João tornou-se um amigo íntimo de Jesus e reclinou-se sobre o Seu peito durante a última ceia. Sabendo que o Mestre seria traído por um dos discípulos, João perguntou, demonstrando seu carinho por Jesus e preocupação: “Senhor, quem é?” (Jo 13:21-25).

Quem segue a Jesus não oculta sua fé diante da chance de anunciá-la! O jovem discípulo do Senhor nunca será reprovado, pois suas atitudes e pensamentos são para a glória do Mestre e por Ele são dirigidos! Quando você conhece a Jesus mais intimamente, sabe o que Ele aprova, conhece Seu amor, Sua graça e fica feliz em realizar aquilo que O deixa satisfeito. Você segue a Jesus de perto? Já experimentou, nem que seja um pouquinho, da profundidade de Suas riquezas e sabedoria? (Rm 11:33).

 

2. EXAMINA A PALAVRA E DEIXA DE LADO OS HORÓSCOPOS (Jo 5:39)
Quando foi que você leu a Bíblia pela última vez? Ontem? Na semana passada? Infelizmente, muitos jovens perdem a oportunidade de crescer espiritualmente e intelectualmente por não examinarem os preciosos segredos de vitória contidos na Palavra!

Ao invés de ler o que diz a Bíblia sobre seu futuro, o jovem perde tempo em consultar o horóscopo publicado em revistas de conteúdo totalmente desprezível! O pior é que submete sua vida ao que leu, frustra-se quando descobre que o previsto não aconteceu, mas continua buscando sua resposta na “declaração dos astros”.

Quer saber o que vai acontecer amanhã? Consulte a Palavra, pois ela é o melhor guia para seu caminho: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105).
 

 

3. É O EXEMPLO E NÃO A DECEPÇÃO EM SUA CASA (At 16:1,2)
É tão triste quando vemos pais na TV chorando pelos filhos adolescentes que são rebeldes e viciados em álcool ou drogas! Como gostaríamos de ver Jesus entrando nesses lares e restaurando tudo com Sua paz! Você já parou para pensar em seus pais hoje? O que eles dizem sobre seu comportamento? Não se esqueça de que você deve ser eternamente grato a eles por sua vida!
 
 
 
 
Ah! Você se defende dizendo que eles não são cristãos e por isso te reprovam? Cuidado! Mesmo se nossos pais não seguem a Jesus, eles devem ver em nós a luz! Jamais despreze sua família! Independentemente de existirem contendas, vícios, favoritismos e falta de amor dentro de sua casa, seja um exemplo por lá! Lembre-se que você é um instrumento para que a salvação habite em sua casa! Não vacile! Não seja uma decepção, mas traga um sorriso para os lábios de seus pais ainda hoje! “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.” (Sl 27:10)

 

4. DÁ UM ADEUS AO “FICAR” E DIZ OLÁ PARA A RESPONSABILIDADE
- Eu já fiquei com a Mariazinha, a Gaguinha e a Cabeçudinha.
- Credo! Só isso? Pois eu ganhei de você! Além de ficar com todas essas eu também já fiquei com a Grandona!
- Grandona? Quem é ela?
- Aquela menina que vem sempre aqui, seu bobo! Como é o nome dela mesmo?
 
O discurso acima é típico dos “ficantes de carteirinha”. Eles tratam os companheiros ou companheiras por apelidos e nem se importam com seus sentimentos reais! O importante é “curtir o momento” e depois sair contando para todo mundo que ele é o maior “ficante do pedaço”.

Se nós, jovens cristãos, quisermos ter algum tipo de relacionamento, que seja um compromisso duradouro! O Senhor não se agrada deste “ficar”. Além de brincarmos com o sentimento do próximo, quando “ficamos”, demonstramos ser totalmente irresponsáveis. Quem fica, deseja ter uma rápida experiência e está preocupado somente com sensações carnais e não com a maravilhosa bênção deixada pelo Senhor: o casamento! Seja responsável, aguarde a pessoa certa que Deus tem para você! Não comece a namorar muito cedo. Estude, trabalhe e espere com paciência no Senhor! Ele sabe de tudo o que você precisa.“ Medite no salmo 128.

 

5. NÃO É “PESADO” A NINGUÉM, MAS GOSTA DE TRABALHAR (2 Ts 3:8)
Querido jovem, não há nada mais prazeroso e recompensador do que colher os frutos de seu próprio trabalho. É muito importante contribuir para o bem estar de nossa família de modo que não haja falta de pão ou recursos financeiros. Portanto, estude para que consiga uma boa colocação no tão competitivo mercado de trabalho! O Senhor quer fazer prosperar o seu caminho!!!

Não pense que paramos por aqui! O trabalho secular é realmente valioso, mas, o que você me diz sobre a seara do Senhor? Sim! Os campos já estão brancos, mas onde estão os trabalhadores? Ajude seu pastor! Pergunte a ele se não há algo que você possa fazer para ajudá-lo! Tenho certeza de que na obra de Deus sempre haverá algo a fazer.


Você passou no teste? Espero que seja um jovem excelente! Não deixe de lado o que o Senhor te oferece durante a juventude! Tenha certeza de que há melhores prazeres na presença do Senhor do que no mundo vil!


“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Ec 12:1)