Entre a fé e a razão

Confiança em Deus

 

 A Bíblia nos dá bastantes exemplos de pessoas que tinham  confiança em Deus, que nada podia abalar esta confiança e um grande exemplo é Abraão. Deus tinha chamado Abraão para que ele fosse morar em uma terra  onde ele não conhecia. Mas Deus não lhe disse qual seria esta terra. Abraão saiu sem saber aonde estava e nem porque Deus o levava para longe. Contudo Abraão foi como Deus lhe tinha ordenado, confiando que Deus sabia o que fazia. Mais tarde, Deus diz que ele vai ter um filho, apesar de sua mulher não ter mais condições de ter um filho, em virtude de sua idade avançada. Mas, se Deus tinha dito isto, Abraão confiou em Deus, com absoluta certeza de que Deus iria prover um  filho. Depois que o filho nasceu,  Deus pediu de Abraão que ele sacrificasse seu filho Isaque. E  a fé de Abraão era tanta que   confiando  se prontificou a fazer o que Deus tinha exigido dele.           

 Isto é confiar. Temos de ser como Abraão  ter a confiança de que Deus cuida de nós, assim como prometeu. Se tivéssemos sempre esta confiança de que Deus cuida de todas as nossas necessidades, fiaríamos também livres para pensar mais em Deus e sua igreja.

Para compreender melhor o que é confiar  imagine-se  escolhendo uma pessoa que você conhece bem e em que você confia. Imagine que esta pessoa está parada atrás de você. Você fecha os olhos, relaxa o corpo e se deixa cair livremente para trás. Se você acreditar que esta pessoa não vai deixá-lo cair , então você confia nesta pessoa. Então, confiar significa entregar-se completamente nas mãos de outra pessoa, acreditando que o outro vai fazer o que prometeu. 

 

Quantas vezes passamos em nossa vida por problemas, os quais vem geralmente da nossa falta de confiança em Deus. Nos preocupamos, porque não confiamos que Deus cuida de nós. Enfrentamos dificuldades, porque não confiamos o suficiente em Deus para pedir todos os dias em oração que ele nos livre dos males. Temos ódio em nosso coração, porque não confiamos o suficiente em Deus para perdoar os que nos ofenderam. Ficamos com problemas de consciência, porque não confiamos tanto em Deus para colocá-lo sempre em primeiro lugar.A confiança em Deus é fundamental para a nossa vida. Quando confiamos em Deus conseguimos ficar livres de seguir o pecado. A confiança em Deus é que faz com que o Espírito Santo possa guiar nossa vida, para obedecermos à vontade de Deus e viver a vida que Deus deseja para nós. Se quisermos uma prova de que Deus é digno de ter toda a confiança, é só olharmos o que ele fez para mostrar o seu amor por nós: ele deu o seu próprio Filho Unigênito para nós podermos ser salvos. Já que toda a criação tinha sido posta em ruína pelo pecado, ele redimiu e salvou toda a criação. Quer dizer, Deus fez com que seu Filho fizesse com que tudo pudesse novamente ser restaurado. E para quê? Para que nós, homens falhos e pecadores, pudéssemos receber através de todas as coisas a ajuda de Deus, sua bênção e salvação.E para nos dar ainda maior certeza, ele colocou seu Espírito dentro de nós, pois por nós mesmos não conseguimos nem sequer orar de forma correta. Diz  Paulo em Rm 8.26, que “o Espírito nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemido inexpremíveis”.


 Podemos confiar em Deus , até nas coisas más, pois ele prometeu (Rm 8.28): “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam” a Deus”. Como no caso de Abraão,  sabia porque Deus fazia as coisas, mas confiava que Deus sabia o que fazia e iria fazer tudo bem feito, assim também nós podemos acreditar que os planos de Deus a nosso respeito são sempre os melhores. Muito melhores do que nós poderíamos querer ou imaginar. Mesmo que muitas vezes não sabemos porque Deus nos deixa doentes, ou sem dinheiro, ou com outro problema qualquer, devemos saber que Deus faz tudo para o nosso bem. Porque ele assim prometeu. E nem sequer uma só palavrinha sua falhou até hoje. E jamais vai falhar.



Vejam: se Deus nem sequer poupou seu maior bem, a coisa mais preciosa e amada que tem, seu Filho, mas por nós o entregou, tem ainda algo que Deus não nos queira ou possa dar? Uma vez que Deus nos deu Jesus, o seu maior presente, seguramente nos dará todas as demais coisas de que precisamos.


Diga : “Deus  tire de mim tudo o que atrapalha a fé e confiança que eu quero ter em ti. Me dê força, para não deixar que nada atrapalhe minha confiança em ti. para te pedir  mais fé e confiança”! 

Fé é o que você precisa. Fé e confiança é o que Deus te quer dar. Em nome de Jesus.