A restauração do compromisso com Deus

https://www.restaurar12.com.br/

 

 

 

 

Gênesis 25:27 até 34

"Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas. Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó. Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto! " Por isso também foi chamado Edom. Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito? " Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó. Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho."


A maior benção que um pai tinha para o filho era o direito da primogenitura, o direito de filho mais velho.

Então o que é a primogenitura???

A primogenitura dava direito a maior parte da herança quando o pai viesse a morrer, bem como também o direito de governar a família.
O filho herdaria o lugar do pai em todas as áreas.

Precisamos entender que toda benção está atrelada a um compromisso, não existe benção sem compromisso.

Deus quer nos abençoar, mas para isso precisamos honrar nossos compromissos para com Ele.

Deus não nos abençoa simplesmente pela cor de nossos olhos, mas Deus nos abençoa na mesma medida de compromisso que temos para com Ele.

Esaú tinha uma benção reservada especialmente para ele, pois sobre ele estava a primogenitura, mas isso requeria compromisso de primogênito.

Como primogênito, Esaú conhecia a história de seu avó Abraão, de seu pai Isaque e sabia que eles tinham uma aliança com Deus, então ele também tinha um compromisso com Deus, já que naturalmente como filho mais velho ele seria o próximo patriarca.

No entanto para Esaú seu compromisso era com a benção e não com o Deus da benção e por isso achava impossível perde-la.

Esaú queria a benção, mas não queria o compromisso.

Esaú não deu importância ao compromisso e diante da primeira necessidade vendeu a benção, pois nunca lhe passou pela cabeça que um simples prato de ensopado pudesse realmente lhe tirar o direito da benção da primogenitura.

Muitas vezes nós temos nos comportado como Esaú, pois queremos muito a benção, mas nos esquecemos do compromisso.

Queremos muito ser verdadeiros adoradores, mas não queremos o compromisso com a adoração, não queremos o compromisso de estudar a palavra de Deus, de orar, de jejuar.

Queremos muito ser discípulos de Jesus, mas não queremos o compromisso de pregarmos o evangelho, não queremos o compromisso de ganhar vidas.

Queremos muito ser líderes, mas não queremos o compromisso com os discípulos, não queremos o compromisso de consolidar.

Queremos muito ser 12, mas não queremos o compromisso de ser discipulado e também de discipular e enviar para que novas vidas possam ser salvas.

Esquecemos que para ver a benção se tornando realidade, precisamos primeiro nos comprometer com o Deus da benção.

Toda benção requer compromisso.
E para todo compromisso existe um preço a ser pago.

É tempo de analisar, é tempo de revisão: O que você quer???

Deus não te obriga a nada, a escolha é sua. Esaú teve a sua escolha.
E escolheu mau, perdeu a benção.

Mas é preciso entender que se você não quer o compromisso então tenha a coragem e a honestidade de abrir mão da benção, porque Deus não quer mais compromisso sendo empurrado com a barriga.

A palavra de Deus diz maldito é aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente (Jr.48:10). E depois não adianta reclamar, chorar, porque sem compromisso a benção não vem.

Hebreus 12:16
"Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.
Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas."


Se você quer a benção então você precisa pagar o preço do compromisso, seja qual for o nível: discípulo, discipulador, líder, doze, pastor, bispo.

Cada nível de benção exige um nível maior de compromisso.
Quanto maior for a benção que você deseja, maior será o seu compromisso com Deus.

Deus quer restaurar o seu compromisso para com Ele.
Deus quer te dar a benção.

E você o que quer?
Você quer o eterno ou o imediato???
Qual a diferença entre Esaú e Jacó???

Esaú era primogênito simplesmente porque nasceu primeiro. Esaú não estava nem aí para a benção. Esaú não estava nem aí para a primogenitura. Esaú não valorizava a benção.

Jacó ao contrário não mediu esforços para ter a benção, e por isso Deus o transformou. Porque Jacó valorizava a benção e tinha a exata consciência do compromisso com Deus ele buscou um encontro com Deus. Jacó teve sua vida restaurada e se tornou Israel, Jacó se tornou príncipe e patriarca.

Quem você quer ser Esaú ou Jacó???

Você quer a benção que está atrelada ao compromisso???
Você quer restaurar o seu compromisso com Deus, mesmo que este compromisso tenha um alto preço a ser pago???

Se você quer ser como Jacó e valorizar a benção não se esquecendo do compromisso que está atrelado a ela???
Clame pela restauração do seu compromisso com Deus!!!

Receba a restauração do seu compromisso com Deus para viver um tempo de bênçãos, de multiplicação, de governo e de autoridade.