Resista a tendencia de se comprar com os outros

 

 

Reflexão: “ Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém.”- Gálatas 6:4

Talvez tenhamos a tendência de nos comparar com os outros - às vezes com quem tem menos do que nós, muitas vezes com quem é mais forte, saudável, rico, talentoso, do que nós…De qualquer forma isso NÃO é bom. É possível que provoquemos sentimentos de inveja e um espírito de competição. Eclesiastes 4:4.

Então o que tenho de fazer?  Tente ver a si mesmo como Deus o vê. Permita que o ponto de vista dele influencie seu senso de valor próprio. ”O mero homem vê o que aparece aos seus olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.” (1Samuel 16:7) Deus mede o valor que você tem, não por compará-los com outras pessoas, mas por ler o seu coração, e examinar os seus pensamentos, sentimentos e intenções (Hebreus 4:12, 13) 12-“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

13-E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”

Ele entende suas limitações e os incentiva a respeitá-las também. Se você medir seu valor por se comparar com outros, acabará ficando orgulhoso ou sempre descontente. Portanto, aceite modestamente o fato de que você nem sempre será o melhor em tudo o que fizer. (Provérbios 11:2) “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.”